segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Carta da semana - Let go of stress!

Liberte-se do stress!

Libertar-se do stress pode não parecer tarefa fácil quando parece que temos tantas coisas por resolver e ainda nos preocupamos com as outras pessoas que nos rodeiam.
Mas o conselho desta semana é exactamente esse. Libertar-se do stress. Libertar-se do peso da carga alheia. Por muito que queiramos ajudar as outras pessoas à nossa volta, não deixa de ser uma carga e responsabilidade delas. Não podemos simplesmente pegá-las ao colo e resolver os seus problemas. A não ser que sejam dependentes de nós. Mas se não o são pouco mais podemos fazer para além de aconselhar. Entrar em stress não é solução.
E o problema está aí mesmo. Em vez de nos focarmos nas possíveis soluções ou em encontrar uma solução, focamo-nos no problema e tudo o que vemos é o problema. Revivemos o problema na nossa cabeça vezes sem conta. A solução não vai surgir enquanto nos focarmos apenas no problema. É necessário manter a cabeça fria e procurar soluções. Lamentar, preocupar e entrar em stress nunca resolveu situação alguma. Então porque continuamos a fazê-lo?
E porque continuamos a entrar em stress com os problemas alheios se já fizemos tudo o que pudemos? Não será altura de deixar a pessoa lidar com o seu problema em vez de o carregarmos às costas?
Carregarmos os problemas alheios às costas só nos vai sobrecarregar. Não é uma questão de egoísmo. É uma questão de preservação pessoal pois mais tarde quem fica doente somos nós.
Considerem ser se quiserem lhe chamar assim, um pouco mais egoístas e pensem mais no vosso bem-estar. Não significa abandonar pessoas. Significa sim dar-lhe apoio mas não carrega-las ao colo.
Só por hoje não me preocupo. Este é um dos 5 princípios do Reiki.
Respire fundo… Procure sempre focar-se na procura de soluções em vez de se focar nos problemas.

Faça coisas que gosta. Arranje um passatempo. Não invente desculpas para não o fazer. Entrar em stress e preocupar-se nunca resolveu situação alguma. Só por hoje não se preocupe!

1 comentário:

  1. torna-se uma bola de incertezas porque nos esquecemos de nós, e depois se formos nós a precisar essa pessoa nunca vem ter connosco porque está muito preocupada com coisas do passado que não interessam. Portanto o melhor conselho é não nos preocuparmos mesmo.

    ResponderEliminar